domingo, 8 de janeiro de 2017

DIY de carteira" fecho da avó" ou coin purse

Mais uma tentativa de fazer uma carteira com fecho da avó, prefiro fazer bolsas com fecho zipper, mas aqui ficam as fotos do trabalho e espero que alguém se possa inspirar e fazer também. Está na cor castanha porque foi para uma pessoa com mais idade.

 Materiais utilizados: Tecido tipo napa em cor castanha em 2 retângulos com as medidas de 32 cm de largura por 21cm de altura (medidas já com costuras incluídas) e um fecho de metal de 26 cm (a medida é tirada de uma ponta à outra, com as laterais incluídas), para o forro utilizamos as mesmas medidas do tecido exterior da bolsa. Não está na foto mas também utilizei a manta acrílica que depois vai aparecer nas outras fotos, nesta caso a medida é um pouco maior porque a manta tem tendência a encolher quando se cose a um tecido. A medida das costuras é um pé de máquina.


Nesta foto temos já o forro com a manta acrílica. Primeiro cosi em cada um retângulo a manta e depois uni as duas parte cosendo dos lados e por baixo, mas deixando uma abertura ao meio, da parte de baixo, para depois poder virar para o direito a bolsa quando estiver feita.


Aqui o tecido exterior já cosido e já marcados os cantos que depois ( medida de 3,5 cm medido a partir da costura) vão ser cortados para dar o efeito de "caixinha de leite".

Na foto acima estão já os cantos cortados e depois vamos ver como se devem unir e como ficam cosidos.



Em cima o forro com os cantos cosidos e a abertura para depois virar para o direito.  Na foto de baixo temos já as duas parte encaixadas, direito com direito para depois cosermos em volta.


 Aqui já está  a bolsa cosida toda à volta.


Agora vamos virar a bolsa para o direito a partir  da abertura que deixamos no fundo do forro. 





E fica assim:

Como vemos aqui o fecho é mais pequeno que a bolsa, mas é mesmo assim, depois quando cosemos vamos encaixando e franzindo um pouco para que quando se abra a bolsa não se sinta que o fecho fica preso e dar uma boa abertura.



Não tirei fotos do processo de coser o fecho, é cosida à mão com linha de bordar e pelos furinhos que o fecho tem. Se alguém tiver dúvidas depois faço um post só a explicar como se cose o fecho.



Como viram este modelo não é difícil para fazer, não é preciso molde pois faz-se a partir de retângulos. Agora é pôr mãos à obra.

Bjs Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário