domingo, 15 de janeiro de 2017

PAP, DIY bolsa com ziper/fecho e tecido plastificado

Mais um trabalho feito no fim de semana, desta vez foi uma bolsa com ziper e tecido plastificado, já a lembrar a primavera! Pode servir de estojo, necessaire, para o que quisermos, uma bolsinha é sempre útil.


A seguir fica a explicação para quem quiser fazer uma, é muito simples e como o tecido e plastificado não desfia, por isso fiz sem forro. O material necessário é dois retângulos de tecido com as medidas de 25 cm de largura por 15cm de altura, e o fecho (ziper) foi comprado a metro e utilizei cerca de 30 cm, tem que ficar maior, para depois termos espaço para colocar o cursor.


O primeiro passo é coser o fecho em cada parte do tecido. O fecho vem unido, mas mesmo sem cursor é só puxar um pouco e as duas partes separam-se. Coloca-se o ziper com a parte do direito para baixo, virado para o direito do tecido, conforme se vê na foto. Ao usar o pé da máquina normal não podemos coser sobre a parte plastificada do tecido, ou cosemos sobre o avesso do tecido, ou neste caso como o pé fica em cima do fecho não há problema.


Depois de cosido fica assim:

Ao coser o fecho fiz duas costuras uma mais à ponta do fecho, e depois de este estar fixo fiz outra mais junto ao centro do fecho, conforme se vê nas fotos:


E depois de coser de igual forma nas duas partes da bolsa temos que pôr o cursor, este fecho é mais largo o que facilita a colocação do cursor, convém verificar que os dois retângulos da bolsa estão paralelos, o fecho se não estiver certo depois corta-se no final e fica bom:





A seguir temos que coser a bolsa, juntamos o direito com direito e cosemos à volta, sem esquecer que o fecho não pode estar todo fechado porque depois temos que virar a bolsa para o direito.





Antes de virar fazemos os cantos tipo caixa/pacote de leite como se vê nas fotos e a medida para o canto foi de 2cm a contar da costura:


E temos a bolsa pronta, agora é só virar e apreciar o resultado:

Espero que gostem e seja útil!
Bjs Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário